terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Precisamos de ilusão

"Joga bem põe no chão"… pelo ar é mais directo, porquê pelo chão? É mais trabalhado, a certeza acresce, a segurança ascende, ou será que para voar está o medo de aterrar? A dominação enquanto factor securizante depende das nossas competências psicomotoras – estas deixam-nos apenas o terreno, a matéria, como base das nossas intenções e das nossas certezas, o etéreo, o ar que não se agarra foge-nos das mãos (neste caso dos pés).
No nosso manancial corpóreo o ar é apenas um sonho, sonhos que nos fazem temer (sonhamos que estamos a cair no vazio…) e vibrar (sonhamos que voamos, livres…).

Por outro lado, a técnica ou a táctica aérea não se pode desenhar, como esquematizar no vazio, como planear? As linhas fogem-nos, os sectores esfumam-se, perdemos o controlo. O controlo é o factor decisivo – quando não se controla dizemos “isto é futebol, o futebol é assim…” claro que é, é um controlo descontrolado, é uma ordem no caos, daí todos os jogos serem diferentes, ainda que parecidos, as combinações e movimentações são inumeráveis – lembro aqui Proudhon, sob o comando de Bonaparte, que dizia aquando do planeamento das batalhas, das frentes de combate, “Caro Bonaparte, a fecundidade do inesperado é grandemente superior à prudência do estadista”, traduzindo, a melhor táctica, os melhores processos também, podem levar ao êxito, à excelência, à vitória, mas também não.

Quando na afirmação veemente “joga bem põe no chão” não encontramos saída, o ar é a solução, “chuta para a frente, mete lá, põe em cima”, rápido como se não houvesse amanhã, porque o êxito deriva daqui e já não na ordem inicial. Na desordem reina muitas das vezes a solução, tal é a importância da paixão que segundo dizem, cega a razão, mas é capaz de resultados extraordinários, ainda que ambivalentes.

Eu diria, também, “joga bem põe no chão”, mas não é definitivamente a solução, precisamos de ilusão!"


Texto redigido ao som de "Overcome" - Creed

Angelo
Psicólogo


1 comentário:

  1. Jogar bem, pôr no chão...jogar bem, a voar...jogar bem, é ganhar ou não. Sorte esse condicionalismo irracional que persegue e premeia sem critério, bafejando aqui e ali surgindo do nada como um relâmpago que funde a luz que irradiava intensamente e acende o lume que aquecerá o improvável. Sejamos coerentes com a nossa mente e vivamos acreditando que é melhor ser bom do que esperar sentado...

    ResponderEliminar