segunda-feira, 8 de março de 2010

A Catástrofe

Sempre senti grande respeito pelas diversas manifestações públicas perante todas as formas da tragédia, a começar pelo Live Aid, em 1985, quando um mega concerto teve como essência o erradicar da fome em África. Do Live Aid guarda-se o significativo momento mas para além do tributo público que ainda hoje se presta às bandas participantes a verdade é que, um quarto de século mais tarde, continua a morrer-se de fome em África e já nada fazemos por isso. A menos que alguém volte a chamar-nos a atenção. Recordamos a essência dos concertos mas desviamo-nos do fundamental, que é precisamente a prestação do auxílio em si. Todos se lembram de U2, Queen, Madonna, etc, hoje cada qual com mais dois milhões de visitantes no you tube, mas já ninguém se recorda do número da linha telefónica que a organização do evento colocou para os espectadores darem a sua contribuição para África, e se essa linha ainda é válida ou não. Provavelmente, o número não será o mesmo mas neste momento o telefone ainda está à espera de tocar, o nível de urgência perante o horror é igual – ou cresceu. Ontem como hoje a ideia de auxílio através de todas as formas de arte é muito valorizada e diversas figuras públicas continuam envolvidas em causas. Assistiu-se a isso quando George Clooney organizou um concerto a favor das vítimas do Haiti, agora a tragédia da Madeira também não passou sem um magnífico apelo com a correspondência esperada. Mas a catástrofe global é crescente, atormenta em todas as suas formas que em breve já não haverá espaço para nos ocuparmos da ajuda a quem vive a tragédia. Possivelmente, nem teremos tempo sequer para discar um número de telefone. Os desfavorecidos serão em número tão superior aos eleitos que todos seremos obrigados apenas a sobreviver, nenhum Live Aid diário nos há-de valer.

CV

Artista Plástico

Redigido ao som de "Song to the Siren" - This Mortal Coil

1 comentário:

  1. Caro João,

    Live Aid, Live 8, Haiti, Madeira, Etiópia... pelo mundo fora! Estes acontecimentos surgem como forma de "peso de consciência" global mas inconsciente.

    E surge em alguém famoso que está sentado, algures nas maldivas, num resort recheado de decorações bel퀀imas e, subitamente pensa "era bom aparecer na TV... aproveito e mato a fome a meia dúzia" - não estou a falar de Clooney's ou Bob Geldof's (gosto e aprecio especialmente ambos).

    A minha crítica vai para "as outras centenas"! Para esses que têm o poder e não o usam devidamente - ou o usam raramente!

    E claro, assim, nem um "Live Aid diário nos há-de valer" - porque serve apenas para atenuar! E não é isso que precisamos. Mas já vamos tarde...

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar