terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Miúdo!

Curiosamente, (ou talvez não!) a expressão “joga bem, põe no chão”, é parte do imaginário da minha infância e (primeira) adolescência... Sim! Quem de nós nunca ouviu o (futebolístico) “lugar comum”, ao qual me atrevo a acrescentar (se a memória não me falha) a (carinhosa!) palavra: “miúdo”... Assim soa mais familiar: Joga bem! Põe no chão, miúdo!..
Recordações (ou recalcamentos!) de uma (tão frustrante, quanto frustrada) caminhada pelo mundo (prático) do Futebol... Peço desculpa pelo desabafo (miúdo!)... Da (medíocre) prática, poderá ter nascido o (nulo) interesse...
Se jogar bem é pôr no chão (miúdo!), jamais jogarei bem este “jogo da bola”... Nos meus (e de uma imensa minoria) “jogos da bola”, manter (entre passes, dribles, remates ou lançamentos) a bola no ar é objectivo central (miúdo!)..
Como em tudo na vida, também aqui (miúdo!), a excepção tem lugar... Numa das vertentes dos (meus/nossos) “jogos da bola”, pôr no chão (do adversário) será jogar (muito) bem!..
Não estará na essência de todos os “jogos da bola”, a prática desportiva que, em si, encerra intensos momentos de fruição, partilha, amizade, companheirismo... Em suma, (miúdo!), de capitais vivências sociais que, no seu conjunto, se revestem de incalculável valor, no crescimento do “eu” que habita o (miúdo!) que há em “nós”...
Num mundo (exageradamente) futebolístico e marcadamente necessitado de “jogo da bola”, assumo (miúdo!), a minha (incompreendida) indiferença pelo Futebol: Esse social fenómeno que, no meu modesto entendimento, mais não deveria ser que (puro) “jogo da bola” (miúdo!)...

João
Professor

Redigido ao som de “Crystalised” - The XX




1 comentário:

  1. "bem,miúdo!" belo post. Na verdade e "nos jogos da bola" jogar bem é muita coisa e por isso pô-la no ar pode ser excelente. Manter, atirar, rematar, lançar, agarrar, chutar,tudo pode ser "jogar bem" mas na minha "bola" será sempre "joga bem, põe no chão, MIÚDO!". e para quem não pensa assim deixarei mais um ex-libris:"come a tua pescadinha..."

    ResponderEliminar